quarta-feira, 11 de abril de 2007

As exportações de calçado português - Boas notícias!

O calçado português está a reforçar a sua presença no estrangeiro. No ano passado, as exportações aumentaram 2,5 por cento, para 1,3 mil milhões de euros. Os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística revelam ainda que o preço médio do calçado vendido ao estrangeiro subiu três por cento, para os 18,28 euros.

"É o segundo maior preço médio, a seguir à Itália, o que revela que Portugal se tem posicionado no segmento do calçado de qualidade em couro", congratulou-se Paulo Gonçalves, porta-voz da APICCAPS, associação representativa do sector.
As exportações cresceram sobretudo para os 25 países da União Europeia. Depois de alguns anos mais negativos, Portugal conseguiu, em 2006, colocar 59 milhões de pares de calçado nesse mercado, no valor de 1,1 mil milhões de euros. É um crescimento de três por cento relativamente a 2005. A França continua a ser o principal destino do calçado português, tendo absorvido 321 milhões, ou seja, mais nove por cento do que no ano anterior. Segue-se a Alemanha, onde as vendas de calçado português aumentaram em oito por cento. Em Espanha, o calçado português atingiu um máximo histórico, com as vendas a subir até aos 97 milhões de euros. "É um aumento de 14 por cento, resultado da aposta que temos feito naquele mercado", sublinhou o porta-voz da APICCAPS.
Nos últimos dois anos, o sector investiu 13 milhões de euros na presença em feiras internacionais. Aliás, oito fabricantes portugueses de calçado estão até amanhã na Rússia, a participar numa feira internacional. E o regresso ao mercado russo tornou-se, de resto, uma das apostas fortes do sector. "Pode voltar a ser um dos mercados mais importantes para o calçado português", sustenta o porta-voz da APICCAPS. Em 2006, Portugal exportou calçado no valor de 14 milhões de euros para a Rússia, numa subida de 18 por cento relativamente a 2005. E, entre os 140 milhões de russos, emerge agora uma classe média com apetência pelos produtos da Europa Ocidental.
Em sentido contrário, registaram-se decréscimos nas vendas para o Reino Unido (baixou nove por cento, para os 157 milhões de euros) e para os Estados Unidos (uma quebra de 31 por cento para os 22 milhões de euros). Explicação: "A valorização do euro face às outras divisas", adianta Paulo Gonçalves.
Ao nível das importações, registou-se um aumento de 11 por cento, para os 318 milhões de euros. O preço médio do calçado importado é inferior ao exportado, fixando-se nos 7,72 euros.

Natália Faria, Exportação de calçado português aumentou 2,5 por cento em 2006, Público, 5 de Abril de 2007, p. 36

Perguntinhas
a) Qual foi o valor das exportações de calçado em 2006? E em 2005?
b) Qual é o peso das exportações para a UE, no total das exportações de calçado? Quais são os principais destinos?
c) Calcule o saldo da balança comercial para o sector do calçado. Como interpreta a disparidade entre os preços médios do calçado importado e o exportado?
d) Utilizando o circuito económico, discuta a importância do aumento recente das exportações de calçado.
e) Qual é o desafio que o Euro coloca aos nossos exportadores?

Sem comentários: